dineiro

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Mosca Branca



CARACTERÍSTICAS:

Denomina-se mosca branca pela presença de duas asas e aspecto branco, não supera os 2 mm de comprimento. As asas servem-lhe para mover-se de uma planta a outra com relativa facilidade. Durante o Inverno encontra-se de forma fixa na parte inferior das folhas. São atraídas pela cor amarelado e verde-claro. Nutre-se de folhas e das partes jovens das plantas. A mosca branca é muito fácil de detectar, basta com mover um pouco a planta pelo talo, para que saiam voando dela. São muito pequenas e como o seu próprio nome indica, de cor branco.


Parte inferior da folha cheia de ovos de mosca branca

Reprodução:

A reprodução realiza-se por ovos, que põem na parte inferior das folhas, em uma quantidade aproximada de 180 a 200, de cor branco-amarelento e do tamanho muito diminuto. Desde que põem os ovos até ao nascimento do indivíduo transcorre um tempo de 20 a 24 horas. Passa por quatro estados larvais desde o ovo ao adulto:
1º-A larva tem um tamanho de 0.25 mm. Esta larva fixa o seu aparato bucal nos tecidos das plantas para nutrir-se deles.
2º-A larva já alcança um tamanho aproximado de 0.4 mm e já se pode apreciar a aparição das patas.
3º- Quando a larva tem um tamanho de 0.5 mm é de aspecto transparente.
4º- Aparecem órgãos como os olhos e começa a aumentar em largura e tamanho.
Após estes quatro estados larvais a mosca branca mete-se a voar de imediato. A duração é de um mês em estado larvário. Para o desarrolho total da mesma é necessário umas condições adequadas. A mosca branca está prevista de um órgão bucal chupador com um prolongado bico que ocasiona diversos estragos na plantação porque subtrai a sávia das plantas e desarrolha a fumígena.


Folha que sofre a picadura da mosca branca.

Danifica:

As danificações que ocasionam, começam quando a mosca se instala na parte inferior da folha e tanto em estado adulto como larvais, começam a nutrir-se dela e deteriorando o crescimento da mesma. Devido a sua facilidade para mover-se de uma planta a outra, e introduzir o seu aparato bucal, chega a transmitir doenças vérmicas e incluso pelo seu excremento, que forma uma lâmina pegajosa e produz o desarrolho de fungos e vírus.


Picadura da mosca branca.

Eliminação:
Para elimina-las da plantação, há parte do tão socorrido nem, encontraremos vários produtos como a piretrina, Biokill, rotenona, sabão potássico, etc. já se comentou que as atrai a cor amarelo, assim que as tiras adesivas desta cor vão excelentes para apanhar grandes quantidades, mas não as elimina por completo.

Inimigos Naturais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO FAZER CULTIVO DE CANNABIS PASSO A PASSO "MACONHA"