dineiro

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MOSCA MINADORA:




CARACTERÍSTICAS:

A mosca minadora é uma mosca pequena cuja longitude varia entre 0.4 - 0.5 mm, de coloração café a verde oliva. Vive no interior das folhas realizando uma série de galerias, que acaba destruindo-as por completo. Também efetua minas no interior dos novos talos. Uma vez a larva sai do ovo começa a penetrar ou a minar a lâmina das folhas. A larva pode alimentar-se na mesma folha onde se encontrava a crescer e criar uma nova mina. O tempo que transcorre de ovo a adulto é aproximadamente 2 semanas a temperaturas de 29-32 graus centígrados.



Reprodução:

Os ovos de este tipo de mosca minadora são pequenos de um diâmetro aproximado de 1 mm, são de cor transparente (cristalino) que com o tempo passa a uma cor cremosa, forma ovoide. A incubação dura aproximadamente de 3 a 10 dias. A larva sai ao eclosionar o ovo, não tem patas, mas se move-se por movimentos que vai realizando com o tórax, tem una mandíbula como uma navalha. Tem um tamanho de 3 mm e é de cor amarelenta. Os estados larvais são três e tem uma duração aproximada de unos 8 a 10 dias. Em estado de pré-pupa a larva cria uma espécie de casulo (casulo sedoso) que é de cor amarelo. Depois da fase de pré-pupa está a fase de pupa, que é de cor amarelo também mas mais parda. Tem dois olhos e uns ganchos na parte superior da cabeça que serve para partir o casulo sedoso e sair dele, impulsionasse mediante convulsões com o seu próprio corpo. Em estado adulto é uma mosca pequena de 2 a 4 mm de tamanho de cor branco e sedosa, com olhos compostos, antenas compridas e aparato bucal chupador, as suas asas são plumosas com duas manchinhas negras na sua parte dorsal. A mosca fêmea costuma ser maior que a mosca macho. Põem os seus ovos em folhas jovens e tenras sobre a parte inferior da folha e também nos talos. O número de ovos que uma fêmea pode por ao largo da sua vida é de 36 a 76 ovos. O seu ciclo tem uma duração aproximada de uns 15 a 20 dias, quando existem umas condições climáticas adequadas de 25ºC de temperatura, umidade relativa de 40 a 60%.


Folha afetada pela mosca minadora, pode ver-se claramente os caminhos que faz no seu interior.

Danifica:

Os danos são produzidos pelas larvas que se alimentam dos tecidos das folhas jovens e tenras escavando galerias dentro delas, deixando só por cima a cutícula da folha. A folha acaba destruindo-se, curvando-se e a cutícula acaba por ficar preta. Embora as folhas fiquem destruídas por estas moscas minadoras a colheita não se vê tão afetada. Se as condiciones climáticas forem boas (altas temperaturas) a mosca minadora incrementa mais a sua atividade destrutora nas folhas. A ação da mosca minadora provoca uma elevada perda de massa foliar, reduzindo a capacidade fotossintética da planta o que produz a perda de vigor da mesma.


Mosca minadora na parte inferior da folha.

Eliminação:

Como com as anteriores pragas também com a mosca minadora funciona o óleo de nem como preventivo tanto como o BIOKILL, e se a praga já está na planta colocar rotenona e dimegreen 40 funciona bastante bem, mas lembra-te, estes dois últimos produtos só são recomendáveis para a fase de crescimento, não na fase de floração.

Remédio Caseiro:

Misturar 1 litro de água com uns poucos cigarros e deixar repousar durante a noite, depois coloca-lo pulverizado por toda a planta, depois tirar qualquer folha que esteja comida ou “minada”. Passado 1 semana voltar a fazer o mesmo processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO FAZER CULTIVO DE CANNABIS PASSO A PASSO "MACONHA"